Páginas

sexta-feira, 2 de setembro de 2011



FACULDADE DE CIÊNCIAS, EDUCAçÃO E TEOLOGIA DO NORTE DO BRASIL – FACETEN

CURSO: ESPECIALIZAçÃO EM PSICOPEDAGOGIA



DIFICULDADE NA LEITURA


 MUCAJAÍ - RR
2010





FACULDADE DE CIÊNCIAS, EDUCAçÃO E TEOLOGIA DO NORTE DO BRASIL – FACETEN
CURSO: ESPECIALIZAçÃO EM PSICOPEDAGOGIA

CARLOTA NUNES DE ALMEIDA






DIFICULDADE NA LEITURA


Projeto de pesquisa  apresentado ao Curso de Psicopedagogia  da Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil- Faceten, como requisito parcial à obtenção do título de Pós-Graduação. Orientador:  MSc. Domingos Sávio Rapozo / Gute.





Mucajaí - RR
2010









SUMÁRIO




1.      INTRODUÇÃO______________________________________________ 03
2.      REFERENCIAL LITERÁRIO___________________________________04   
3.      PROBLEMATIZAÇÃO________________________________________ 04
4.      HIPOTESE__________________________________________________04
5.      JUSTIFICATIVA_____________________________________________05
6.      OBJETIVO GERAL__________________________________________ 05
7.      OBJETIVOESPECIFICO______________________________________05
8.      METODOLOGIA___________________________________________ 06
9.      CRONOGRAMA____________________________________________07
10.  REFERENCIAS_____________________________________________08
11.  ANEXO___________________________________________________ 09  









3.  INTRODUÇÃO

No presente projeto temos como aportam possíveis dificuldades de leitura nos alunos na escola Irmã Leonilde Dal Pós. Podemos observar que nas escolas brasileiras existe um índice muito grande de criança com dificuldade de leitura, portanto faz-se necessário que aja um psicopedagogo para identificar esses problemas que muitas vezes são gerados pela própria família. Na atualidade ainda existem jovens que saem das escolas convictas de que não podem aprender a lê, assim, faz-se necessário um psicopedagogo para identificar os problemas, fazendo um diagnostico preciso para resolver o mesmo. Temos que  evitar a defasagem entre a idade e a serie, crianças que ainda não lêem podem ser valorizadas por outras habilidades e realizar atividades paralelas para alcançar a turma.
No Município de Mucajaí ou mais precisamente na escola Irmã Leonilde Dal Pós também existem muitas crianças com dificuldades de leitura e estaremos neste projeto procurando mostra o quanto se faz importante um psicopedagogo para identificação destes problemas. Com um olhar psicopedagogo estaremos procurando identificar juntamente com o corpo docente da escola, quais métodos poderão se adotados para solução das dificuldades de leitura das crianças.
                       




4 – REFERENCIAL LITERÁRIO:


Este Trabalho traz como ponto principal os recursos de acessibilidade para o aprendizado da criança com dificuldade de aprendizagem  na leitura, nele analisaremos a forma que educadores e pais vêem o aprendizado por parte das pessoas com a dificuldade para aprender a ler destes, dentro da visão de alguns pesquisadores e de experiência dos próprios autores de trabalhos desenvolvidos.    No intuito de informar e trazer para a sociedade e, mais precisamente, aos educadores e educando uma visão positiva diferenciada do trabalho com pessoas com dificuldade de aprendizagem na leitura Através da pesquisa feita, constatamos a necessidade urgente de uma mudança de prática por parte de alguns professores para que realmente tenhamos uma aprendizagem significativa.

O presente trabalho foi elaborado de acordo com pesquisas teóricas sobre a importância de novas metodologias para melhoria da dificuldade de aprendizagem na leitura de alguns alunos, observação do campo de estudo, numa escola da rede Municipal localizada no município de Mucajaí e a análise acerca da falta de incentivo à novos métodos de ensino por parte de alguns professores e, por conseguinte, da escola, estabelecendo uma comparação entre a teoria e a prática.
Nosso envolvimento com o objeto de estudo surgiu a partir do momento em que, enquanto docentes e coordenadores pedagógicos, percebemos a necessidade de refletir quanto à prática pedagógica que favorece uma aprendizagem significativa.

4 – PROBLEMATIZAÇÃO:

Diante desta pesquisa funda-se na contribuição, como melhoria na Dificuldade de  Aprendizagem  na leitura, onde o aluno possa aprender o requisito insubstituível do cidadão que  precisa  ter uma visão de mundo, capaz de atuar criticamente na sociedade.

4 - HIPÓTESE:

Instituições de ensino que buscam melhoria na educação e formação de cidadão comprometido com a sociedade destacando um acompanhamento Psicopedagógico.





5 – JUSTIFICATIVA:

O Presente trabalho será realizado através de pesquisa feita na Escola Municipal Irmã Leonilde Dal Pós com alunos, gestores, e coordenadores pedagógicos envolvendo o corpo docente, a partir da dificuldade de aprendizagem na leitura encontrada em alguns alunos  decidimos  desenvolver um trabalho de forma que possa contribuir na aprendizagem dos alunos tendo em vista que a maior dificuldade encontrada foi trabalhar usando novas metodologias de forma que a aula possa se tornar atrativa e prazerosa onde o educando  tenha prazer em aprender.
Como principio educar para vida, trazer noção de uma aprendizagem significativa, isto é, da complementaridade entre a representação metodológica em aprender  onde a criança possa ter prazer  em aprender, sabemos que educar é um ato contínuo de aprendizado, que evolui com uma orientação correta e com a experiência da vida.


           
5 – OBJETIVO GERAL:

Viabilizar um espaço de reflexão sobre a dificuldade de aprendizagem na leitura de alguns alunos para assimilar os conteúdos, articulando estudos teóricos e práticos na perspectiva da formação de atitudes de um profissional comprometido com uma educação transformadora. Onde contribuiremos com dados necessários para fundamentar e possibilitar uma aprendizagem significativa no ambiente escolar.

5.1 – OBJETIVOS ESPECIFICOS:

·         Proporcionar na prática investigativa como pressuposto básico da pesquisa com uma contribuição na dificuldade de aprendizagem na leitura de alguns alunos.
·           Possibilitar e perceber as deficiências e buscar o aprimoramento do perfil profissional e das competências junto à coordenação pedagógica.
·         Proporcionar melhor novas metodologias onde o aluno possa aprender com prazer
·         Levar alunos, gestores, e docente a compreender de que forma poderemos contribuir para uma  aprendizagem significativa.


6 – METODOLOGIA

            O presente trabalho será através de pesquisa do tipo bibliográfico e de campo. Pois busca contribuir com a melhoria de ensino na dificuldade de aprendizagem na leitura de alguns alunos onde queremos propiciar o prazer em aprender a ler, desenvolveremos este trabalho na escola citada para tanto se fará pesquisa de campo desenvolvendo a seguintes etapas:
·         Fazer levantamento e leituras dos dados bibliográficos que serão utilizados na pesquisa.
·         Aplicação de questionários para os coordenadores e docentes que atuam na referida escola.
·         Entrevista com professores da escola.
·         Posteriormente fazer a tabulação de dados levantados.
·         Por fim, depois de analisado os dados far-se-á a construção do relatório final que objetiva a repensar um novo método para melhoria da dificuldade de aprendizagem na leitura de alguns alunos.




7 – CRONOGRAMA




ETAPAS
Atividades realizadas no primeiro semestre de 2010
Atividade
Fevereiro
Março
Abril
Levantamento bibliográfico
X


Elaboração do pré-projeto
X


Coletas de dados (entrevista).

X

Metodologia (Questionário)

X

Analise crítico e interpretação dos dados


X



  

8- REFERÊNCIAS



CAGLIAR, Luiz Carlos. Alfabetização sem o ba, bé, bi, bó, bu. São Paulo: Scipione, 1998.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Lingüística: São Paulo: Scipione,2003.
FONTANA, Roseli A.C. Cruz, Maria Nazaré da. Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.
FREIRE, Paulo: Oficina de Leitura: Teoria e Prática. Campinas, SP: Pontes, 2004.
PARÂMETROS, Curriculares Nacionais dos Temas Transversais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. MEC/SEF, 1998.
                                                                                                                                               

















Nenhum comentário:

Postar um comentário